Não está conseguindo visualizar a mensagem abaixo? Acesse aqui para abrir em seu navegador

 

Informativo ABVO nr. 23 - 13/11/2014

Associação Barriga Verde dos Oficiais Militares
Lauro Linhares, 1250 - Trindade - Florianópolis
(48) 32349866 - (48) 91494260

Associado ABVO é homenageado na Alesc (11/11/2014)


O associado ABVO, atual Diretor Municipal de Defesa Civil e Secretário Adjunto da Segurança Pública de Florianópolis, coronel BMRR José Cordeiro Neto foi homenageado em sessão especial na Alesc, no dia 10 de novembro. A solenidade foi proposta pela presidência da Casa Legislativa a fim de comemorar os 88 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, homenageando autoridades e apoiadores que contribuíram para engrandecer e consolidar o nome da corporação. O cel Neto foi subcomandante-geral dos Bombeiros.

 

"Depois que um oficial se aposenta, de maneira geral é esquecido, por isso estou muito feliz por ter sido homenageado nesta solenidade de aniversário dos 88 anos dos Bombeiros. Vivi um dia inesquecível, diferente, ao lado da família, dos amigos e das pessoas que nos querem bem. Agradeço de coração ao comando, oficiais, praças e funcionários civis do CB, bem como aos colaboradores da Defesa Civil, Guarda Municipal, SSP, bombeiros comunitários, amigos, familiares e voluntários da Nova Acrópole que prestigiaram a solenidade, que foi um sucesso", comentou o cel Neto.

 

O cel Neto recebeu inúmeras mensagens de carinho pelas redes sociais e por e-mail, entre as quais destacou a do secretário adjunto da Segurança Pública, cel PMRR Fernando Rodrigues de Menezes e do presidente das organizações Koerich, Antônio Koerich.

 

·         Prezado Neto:

Parabéns. Você é merecedor de tudo o que aconteceu, está acontecendo e  vai acontecer mais ainda.

Um Abraço.

 

Cel Fernando.

 

·         "Este e-mail leva a minha assinatura, mas com certeza essas palavras são compartilhadas por toda a comunidade. Gostaria de parabenizar ao amigo Neto, pela justa e merecida  homenagem a ser recebida na  Assembleia Legislativa de Santa Catarina, ao homem dedicado, que nunca esqueceu suas origens e que apesar da aposentadoria, continua a levar aos jovens os ideais da Corporação. Sei das inúmeras ações de risco com que se deparam os bombeiros, reconhecidos por sua disciplina e determinação, motivos de jubilo e honra a toda a ‘Nossa Gente’. Gostaria de externar meus cumprimentos também a sua família, que com certeza muito tem contribuído para este sucesso, base de toda a nossa formação humanística. Um forte abraço e parabéns novamente por todos os feitos e por dignificar nossa existência."

 

Atenciosamente, Antônio Koerich.

 

A Associação Barriga Verde dos Oficiais, instituição histórica no meio oficial BM e PM, parabeniza o associado José Cordeiro Neto por esta justa e merecida homenagem.

Associado ABVO assume o comando da Cavalaria (11/11/2014)


O tenente-coronel PM Márcio Ferreira assumiu o comando da Guarnição Especial de Polícia Militar Montada (GEPMon), em cerimônia realizada no dia seis de novembro, na sede da Cavalaria, em São José. O oficial atuava como chefe de gabinete do Comando-Geral da PM.

O policiamento montado é um processo de policiamento que vem sendo aplicado na Polícia Militar de Santa Catarina desde a sua criação em 1835. Apesar do longo período cronológico no qual se utiliza o cavalo como instrumento de busca pela segurança pública, este processo de policiamento permanece atual e eficaz. Ainda, a equoterapia e outras atividades sociais são desenvolvidas pela unidade, sempre visando à integração e aproximação com a sociedade.

A solenidade contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, do secretário adjunto da SSP, coronel PMRR Fernando Rodrigues de Menezes, do subcomandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm e de diversas outras autoridades, ex-comandantes da Cavalaria, policiais militares e convidados.

Associado ABVO participa de travessia aquática (10/11/2014)


No dia 8 de novembro, o associado ABVO, major PM Alfredo Von Knoblauch participou da 8.ª Travessia de Zimbros, que ocorreu na Praia Central de Bombinhas. Depois de percorrer os três quilômetros do percurso, Knoblauch classificou-se em terceiro lugar, posição inédita na sua categoria. 

"Estou me preparando para o X Circuito de Maratonas Aquáticas de Santa Catarina (2014/2015), a inicializar-se no próximo mês de dezembro, quando representarei a associação", disse Knoblauch. 

O Circuito, organizado pela Federação Aquática de Santa Catarina (FASC), contará com cinco provas ao longo da temporada de verão catarinense. 

Atualmente o major ocupa a 11ª posição no ranking da FASC, de um total de 43 atletas. "Estou treinando para que, ao final dessa temporada de maratonas aquáticas, consiga figurar entre os cinco primeiros na minha categoria." 

A Associação Barriga Verde dos Oficiais apoia o nadador e deseja sucesso nas próximas competições.
Associado ABVO ministra palestra na 1ª Conferência Regional de Ações Táticas Especiais da PMAL (10/11/2014)


A 1ª Conferência Regional de Ações Táticas Especiais, patrocinada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais do Estado de Alagoas contou com a presença de palestrantes das Polícias Militares de Santa Catarina (PMSC), do Paraná (PMPR) e do Espírito Santo (PMES).

Em sua palestra, o associado ABVO, major Julival Queiroz de Santana abordou o tema  Gerenciamento de Crises: a importância do Time e Assalto Tático para as Instituições de Segurança Pública.

O evento ocorreu no dia 3 de outubro, na cidade de Maceió.

Associados ABVO participaram de evento BM, em Lages (07/11/2014)


O 3° Encontro e Capacitação das Bombeiras Militares de Santa Catarina reuniu 83 profissionais de todo o Estado no dia 31 de outubro, na cidade de Lages, em uma oportunidade de confraternização, troca de informações e discussão das questões de gênero na corporação. A Saúde da Mulher foi o tema central do evento, com ênfase para medicina preventiva e gestacional.

 

A palestra com o tema “Mulher Militar”, ministrada pela subtenente PM RR Margareth Hach Pratts, descreveu a trajetória das primeiras militares estaduais, suas dificuldades, alegrias e lutas. “Ainda hoje temos muito espaço a conquistar, com profissionalismo e técnica”, afirmou.

 

"As experiências anteriores relatadas das dificuldades que as femininas enfrentaram servem de motivação para as profissionais de hoje perseguirem seus objetivos e continuar lutando por novas conquistas", frisou a 2° tenente BM Polliana Muller Giacomin, membro da comissão organizadora do evento. Polliana lembrou ainda que "oportunidades como esta servem para que nós possamos nos comunicar, de uma maneira mais pessoal, com aquelas que estão distantes, pois há locais onde há apenas uma ou poucas femininas trabalhando".

 

Uma estrutura física adequada para receber as profissionais nos batalhões, - que são 6% do contingente total dos Bombeiros, num universo de quase 3 mil membros, entre oficiais e praças, - é um tema recorrente, mas que será tratado em outra oportunidade. "Neste encontro o nosso foco foi à saúde da mulher, porque as femininas cuidam de todos e esquecem de si", comentou Polliana.

 

Participaram do evento o comandante-geral, coronel BM Marcos de Oliveira, o comandante da 2ª Região Bombeiro Militar, coronel BM Egon Carlos Heizen, o diretor de ensino, tenente-coronel BM Edupércio Pratts, e outras autoridades civis e militares.

 

O próximo Encontro das Bombeiras Militares de Santa Catarina será em Itajaí, sede do 7° Batalhão, comandado pelo associado ABVO ten cel Sérgio Murilo de Melo.

ABVO firma contrato com o escritório de advocacia Colatto Advogados (03/11/2014)


Na manhã desta segunda-feira (3/11), a diretoria da Associação Barriga Verde dos Oficiais (ABVO) assinou o contrato de prestação de serviços jurídicos com o escritório de advocacia Colatto Advogados, chefiado pela advogada Ana Cláudia Colatto.

A principal meta do escritório será atuar nas ações coletivas de interesse dos oficiais militares PM e BM. O escritório também poderá impetrar ações individuais dos associados ABVO.

"Recentemente um oficial que percebia valores acima do teto do estado e que por conta da nova lei do subsídio teve diminuição no vencimento, nos procurou para que recorrêssemos à justiça. Por força de decisão liminar o oficial voltou a receber imediatamente os valores bloqueados, inclusive o retroativo. E essa decisão poderá beneficiar todos os oficiais que passam pelo mesmo caso. Por isso, estamos orientando para que nos procurem. Temos propostas jurídicas firmes e já conhecidas no meio militar PM e BM", lembrou a Dra. Ana Cláudia Colatto. O escritório Colatto Advogados funciona na Rua dos Ilhéus, 38 – Edifício Aplub, no Centro de Florianópolis. Para agendar consulta gratuita ligue: (48) 3025-3224.

A ABVO está interessada em defender os interesses dos associados e para isso contratou o escritório da Dra. Ana Cláudia Colatto. "Estamos fortalecendo o nosso setor jurídico com a contratação do escritório da dra. Ana Colatto. Continuamos com a as assessorias do escritório Macedo Machado e com a Dra. Vera Moukarzel, que atende diariamente na ABVO", lembrou o presidente da entidade, cel PM Rogério Martins. 

Rosemeri Bordignon
Jornalista