Não está conseguindo visualizar a mensagem abaixo? Acesse aqui para abrir em seu navegador

 

Informativo ABVO nr. 50 - 31/10/2017

Associação Barriga Verde dos Oficiais Militares
Lauro Linhares, 1250 - Trindade - Florianópolis
(48) 32349866 - (48) 91494260

Temporada de Verão 2017/2018 - Festa de Final de Ano ABVO (22/11/2017)



Prezado (a) Associado (a);

Em nome do Conselho Administrativo da ABVO, desejamos que esta mensagem lhe encontre bem e em condições de usufruir nossas instalações e eventos, pois estamos fazendo uma ABVO melhor para o associado e seus dependentes.

- No dia 01 de dezembro (sexta-feira), faremos o JANTAR DANÇANTE, tradicional festa de Final de Ano, na sede Trindade, salão principal, com o Buffet Sobrallia e Grupo Musical Stagium 10. Você que está na capital ou interior, venha fazer parte desta festa, nos presenteando com sua ilustre presença e comemorar os 85 anos da ABVO. Em breve vamos divulgar o convite com os custos para não associados.

- TEMPORADA DE VERÃO 2017/2018, na Sede Balneária Canasvieiras. Início em 18 de dezembro e término em 12 de março.

Acesse aqui o formulário para reserva de hospedagem. 

Haverá piscina para adultos e crianças, quiosque com churrasqueiras, cozinha comunitária e área com cobertura, lanchonete com bebidas, comidas, sorvetes e demais quitutes para os hóspedes e visitantes.   

Estamos implementando melhorias consideráveis na infraestrutura, com reforma nos apartamentos, mais conforto nas acomodações, aparelhos de ar condicionado e TV´s novas e outros equipamentos de apoio.


Visite nosso site, veja as imagens do projeto e fotos das obras em andamento, bem como faça sua reserva.

O que desejamos é a sua PARTICIPAÇÃO, seja nos visitando, usufruindo ou dando sugestões, bem como divulgando nossa ABVO para seus amigos, assim teremos mais união e fortalecimento.

Aguardamos sua manifestação.

Até mais - Estamos Juntos

JOSÉ WOLNY DE SOUZA
Presidente do CA - ABVO
Oficial PM assume cadeira na Academia de Letras de Joinville (30/10/2017)


O acadêmico Alessandro Machado assumiu a cadeira 15, que tem como Patrono José de Diniz, na Academia Joinvilense de Letras, em substituição ao acadêmico falecido Waldemar Luz. O discurso de apresentação de Alessandro foi proferido pelo acadêmico Joel Gehlen.

O ato de posse aconteceu na Sociedade Harmonia Lyra, Sala dos Espelhos, no centro de Joinville. Compareceram ao ato os confrades Francisco de Assis Vitovski, Nicolau M. De Souza e Roberto Menezes. "Parabéns ao confrade Machado pela grande conquista cultural", frisou o cel Menezes.
Coronel PMRR Nazareno Marcineiro defende tese de doutorado na UFSC (30/10/2017)



No dia 27 de outubro, o cel PMRR Nazareno Marcineiro, ex-comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina e associado da ABVO, fez a defesa pública da sua tese de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina. O título da tese: "O aprimoramento da gestão da Polícia Militar de Santa Catarina com o uso de processo de avaliação de desempenho."

O trabalho, que apresenta um modelo de gestão para organizações policiais, foi experimentado durante o período em que ele foi comandante-geral da corporação, em uma pesquisa-ação. O evento foi definido pelo cel Nazareno como “a virada de mais uma importante página na vida”.

O episódio teve uma relevância especial para a PMSC, pois na banca de avaliação estavam presentes os seguintes oficiais: cel PMRR Giovani de Paula, cel PM José Luiz Gonçalves da Silveira e tenente-coronel PM Jorge Eduardo Tasca, o que é digno de nota pelo fato de constatarmos que doutores da PM avaliam, na UFSC, o trabalho de outro policial doutorando. Isto retrata a busca permanente de policiais militares por conhecimento e aprimoramento profissional.
Comandante do 22º BPM é homenageado na Câmara de Florianópolis (24/10/2017)



Como reflexo do trabalho conjunto das equipes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), Radiopatrulha, Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) e Ronda Escolar, o comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Sandro Cardoso da Costa, recebeu a Medalha Hebert de Souza, durante sessão solene na Câmara Municipal de Florianópolis. A honraria reconhece quem se destaca em defesa da criança e do adolescente. 

Fotos: Câmara Municipal de Florianópolis
Um sonho realizado completa cinco anos (24/10/2017)



O Programa S.O.S Desaparecidos da PMSC comemora hoje, 24 de outubro de 2017, o 5º aniversário. Neste período a equipe encontrou e retornou às famílias 726 pessoas. No total quase 8000 solicitações de ajuda do Brasil e do exterior já foram recebidas pelo S.O.S Desaparecidos.

"Mais que um programa, o S.O.S Desaparecidos representa uma esperança renovada, um ombro amigo, um ato de amor ao cumprimento do dever policial e uma perseverança no ato de buscar o ser amado. É um serviço por pessoas do bem para o bem das pessoas. Um sonho construído com muito trabalho, dedicação e respeito ás famílias vitimadas pelo desaparecimento de pessoas", disse o major PM Marcos Roberto Claudino coordenador do projeto.

O que é o Programa

No Brasil são 200 mil desaparecimentos por ano, sendo 40 mil de crianças e adolescentes.
Todos os anos, em Santa Catarina, temos aproximadamente três mil registros de desaparecidos. Diante disto, a Polícia Militar lançou o Programa S.O.S Desaparecidos, focando em missões de atendimento e resposta ao desaparecimento, priorizando as crianças e adolescentes.

O Programa ainda criou a coordenadoria de pessoas desaparecidas da PMSC, onde uma equipe tem disponibilidade e exclusividade de dedicação na busca, divulgação e armazenamento de dados de desaparecidos.
O programa ainda trabalha com brasileiros traficados para vários países que hoje buscam por sua família biológica no Brasil.

Telefones para contato: (48) 3665-4715 e (48) 99156-8264.•.

Oficiais BM fazem intercâmbio técnico na Alemanha (24/10/2017)


Fábrica Magirus 

O tenente-coronel BM Helton de Souza Zeferino, comandante do 1° Batalhão e o tenente-coronel BM Hilton de Souza Zeferino, comandante do 6° Batalhão, realizaram intercâmbio técnico na fábrica da Magirus, localizada na cidade de Ulm, na Alemanha. A empresa é uma das lideres mundiais no segmento de veículos para bombeiros. 

O objetivo da visita foi conhecer as novas tecnologias empregadas na montagem de caminhões de combate a incêndio e de escadas mecânicas. Na ocasião foi possível operar os equipamentos existentes, além de verificar o passo a passo na fabricação dos caminhões de acordo com as certificações internacionais vigentes.

Rescue Days 

O 1° tenente BM Ismael Mateus Piva, comandante da 3ª/6° BBM (Seara), participou do Rescue Days, na cidade de Schwarzenbek, Alemanha. O evento reuniu cerca de 800 Bombeiros de mais de 20 países.

O objetivo principal foi aprimorar o conhecimento na atividade de resgate veicular. Além de participar deste evento mundial, realizado todos os anos pela Weber Rescue, as informações coletadas serão essenciais para a realização do Rescue Days Brasil/2018, que ocorrerá em Santa Catarina, na cidade de Chapecó.

Fonte: CBMSC

Aniversário da Afapom (22/10/2017)



A Afapom celebrou 11 anos de fundação com café colonial na ABVO Trindade.
O grupo reúne esposas de oficiais PM e BM e desenvolve trabalhos voltados a ajudar o Hospital da Polícia Militar (HPM).

A história da Afapom começou em novembro de 2006. Desde então tem realizado uma série de chás e bazares beneficentes, eventos pelos quais tem buscado a arrecadação de verbas, destinadas a promover melhorias no Hospital Militar Lara Ribas, ou ainda, para prestar amparo a policiais militares vivendo em situações de vulnerabilidade, decorrentes de enfermidades temporárias ou sequelas permanentes, auxiliando em questões que não estão cobertas pelas assistências médico-hospitalar e social que têm direito e que são prestadas pelo Estado.

Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina recebe homenagem da Alesc (19/10/2017)



Os 34 anos de serviço e dedicação do coronel Cosme Manique Barreto, prestados à Polícia Militar de Santa Catarina, foram reconhecidos na tarde desta terça-feira (18) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O ato concedeu, em nome do Parlamento catarinense, um certificado enaltecendo sua exemplar conduta dentro da PM, ao longo de três décadas.

Parabéns!

PMSC Mobile é um dos vencedores do 21º Concurso de Inovação no Setor Público da ENAP (17/10/2017)



A entrega da premiação ocorreu na abertura da III Semana de Inovação da ENAP, no dia 16 de outubro. Esse é o segundo prêmio conquistado pelo Projeto PMSC Mobile. 

O coronel Giovanni Cardoso Pacheco, chefe do Estado-Maior-Geral, representou juntamente com o capitão Luís Guilherme Veronese, a PMSC e parabenizou a equipe formada pelo tenente-coronel Jorge Eduardo Tasca, major Joamir Rogério Campos, soldado Samuel Almir Campos, integrantes da DTI/PMSC e demais responsáveis pelo projeto.

Tecnologia e inovação para a melhoria dos serviços prestados pela PMSC ao cidadão.

Almesc comemora 5 anos de existência (05/10/2017)



A Academia de Letras dos Militares Estaduais realizou cerimônia de aniversário de cinco anos, entrega de comenda acadêmica e homenagens nesta quarta-feira (4/10). O evento ocorreu na ABVO Trindade e foi prestigiado por diversas autoridades civis e militares, convidados e familiares dos homenageados e acadêmicos de outras instituições.

O presidente da ABVO, cel PMRR José Wolny de Souza representou a associação na cerimônia e destacou que a Abvo foi uma das entidades que mais apoiou a criação da Almesc. "Na medida do possível e de acordo com as condições financeiras da associação nos colocamos à disposição para apoiar a Almesc e seus membros. A galeria de fotos das obras literárias dos oficiais acadêmicos encontra-se em espaço cedido na ABVO Trindade."

O coronel Zízimo Moreira, ex presidente da ABVO e falecido recentemente, foi imortalizado como patrono da cadeira número 34. O tenente-coronel PM Ademar Casanova é o mais novo membro da Almesc, cadeira número 31. E o jornalista Moacir Pereira foi um dos homenageados com a comenda acadêmica.

O protocolo cerimonial seguiu-se e após os convidados foram recepcionados com coquetel. 

Pós-Graduação em Direito Público - Faça sua matrícula (03/10/2017)


Estamos nos preparando para iniciar as aulas do curso de Pós-Graduação em Direito Público, com ênfase na Área Criminal, certificado pela Univali.


Deixe seu nome na lista de interessados.

Assim que atingirmos o número mínimo de alunos iniciaremos as aulas.

e-mail:escola@abvo.com.br
Fone: (48)32349866
2ª Companhia do BAPM Joinville é homenageada (01/10/2017)


Em sessão especial na Câmara de Vereadores de Joinville, a 2ª Companhia do BAPM foi homenageada pelo aniversário de 15 anos de atuação. A antiga Base Norte do GRAER atuou em mais de 12 mil acionamentos, somando mais de 10 mil horas voadas, 4.373 pessoas socorridas, mais de 1.400 presos em apoio policial e mais de 680 missões de resgates (busca e salvamento mar e terra).

Segundo o tenente-coronel Alessandro José Machado, comandante da 2ª Companhia/BAPM, a subunidade está pronta para atender Joinville e os demais 43 municípios sob sua atribuição direta, se renovando dia-a-dia, empregando o conceito multimissão para prontamente apoiar as frações de tropa da PM, Bombeiros Militares e Voluntários, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Defesa Civil e demais instituições.

Banda de Música da PMSC celebra 124 anos (01/10/2017)


 

A solenidade comemorativa foi realizada no Salão de Ensaios Tenente Pompeu, no Quartel do Comando-Geral (QCG). Estiveram presentes autoridades civis e militares. 

História


Desde que foi criada, em 21 de setembro de 1893, a Banda de Música da PMSC está presente nos principais acontecimentos da história de Santa Catarina, testemunhando momentos de alegria ou de tristeza, manifestações de civismo, devoção, erudição, comoção e comemoração, dentre tantos outros, tendo sido declarada patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado no ano de 2008.

Além da importância de sua existência para executar os atos solenes do Governo do Estado e participar das mais diversas cerimônias da corporação, com sua atuação a Banda de Música proporciona a interação da instituição com o público, aproximando a Polícia Militar da sociedade.

É através da atividade musical, que os policiais militares que constituem o “Piano Catarinense”, representam a Polícia Militar em eventos governamentais e públicos em toda Santa Catarina, garantindo, junto aos demais colegas de farda, que a corporação ofereça ao cidadão catarinense o melhor atendimento de suas necessidades.

Comandante da PM de Laguna recebe homenagem do CBMSC (01/10/2017)




Em cerimônia alusiva aos 91 anos do Corpo de Bombeiros Militar, o comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar de Laguna, tenente-coronel Jefer Francisco Fernandes, recebeu do comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Tubarão, tenente-coronel Marcos Aurélio Barcelos e do comandante dos Bombeiros Militar de Laguna, tenente Marcos Leandro Marques, a medalha comemorativa dos 90 anos da instituição.

A honraria é concedida para personalidades que se destacaram ao longo do último ano na carreira profissional, na prestação de serviços públicos e no salvamento de vidas.

Fonte: PMSC
Foto: Elvis Palma

Rosemeri Bordignon
Jornalista