Não está conseguindo visualizar a mensagem abaixo? Acesse aqui para abrir em seu navegador

 

Informativo ABVO nr. 45 - 10/07/2017

Associação Barriga Verde dos Oficiais Militares
Lauro Linhares, 1250 - Trindade - Florianópolis
(48) 32349866 - (48) 91494260

CBMSC homenageia mortos em serviço (03/07/2017)


A solenidade de homenagem aos profissionais bombeiros mortos em serviço ocorreu hoje (3/7) no Centro de Ensino do CBMSC.

Esta cerimônia faz parte das celebrações ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado no dia 2 de julho.

A Homenagem aos Tombados em Serviço teve salva de tiros, depósito de flores no obelisco dedicado aos profissionais que perderam a vida no exercício da profissão, e ao Busto de Dom Pedro II, considerado Patrono do Bombeiro Militar.

Atualmente, são 27 bombeiros mortos em serviço que foram lembrados e homenageados.

A Abvo Barriga Verde Dos Oficiais foi representada no ato pelo coronel PMRR Vanderlei Souza, diretor executivo da entidade.

Na ocasião, o coronel BM Flávio Rogério Pereira Graff anunciou a sua passagem à reserva. Assume o sub comando BM, o coronel João Valério Borges.

Parabéns aos associados Abvo Barriga Verde Dos Oficiais. Desejamos sucesso nessa nova etapa da vida.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Participação feminina na PMSC iniciou há 34 anos (02/07/2017)


A história da PMSC ficou marcada há 34 anos, quando pela primeira vez oficiais femininos adentraram às fileiras da corporação.

E para relembrar essa memorável data, no dia 1º de julho ocorreu em Florianópolis o encontro da turma "27 de Junho", a primeira com a participação de integrantes mulheres da PMSC. O ingresso daqueles cadetes foi no dia 27 de Junho de 1983 e a formatura no dia 3 de maio de 1986.

Concluíram o curso 3 mulheres e 20 homens. Hoje apenas dois oficiais ainda estão na ativa, cel Amarildo, CMT da 5ª RPM e cel Claudete Lehmkuhl, diretora da DIE.

A imagem pode conter: 1 pessoa, beisebol e atividades ao ar livre
Formatura cadetes PMSC (30/06/2017)



Ocorreu no dia 30 de junho, a formatura de 35 cadetes da PMSC. De maneira inédita na história da corporação uma entidade foi escolhida para nomear a turma. 

A Associação Chapecoense de Futebol​ foi a homenageada, em decorrência do trágico acidente aéreo envolvendo o time em novembro de 2016, fato que comoveu o mundo.

O protocolo de homenagens, entregas dos espadins, troca da farda, entrega de prêmios seguiu-se até o momento mais esperado: o recebimento da espada e o juramento, atos que os delegam o cumprimento de inúmeras missões no campo da polícia ostensiva e da preservação da ordem pública.

No final da cerimônia, o comandante-geral da PMSC, coronel PM Paulo Henrique Hemm​ fez um pronunciamento destacando a importância do acréscimo desses valorosos profissionais às fileiras da corporação. Em seguida o secretário de estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba​
destacou que o atual momento em que vivemos é de suma importância contar com a ajuda de mais profissionais.

Bastante emocionados, os formandos, familiares e amigos se abraçaram, fizeram pose para fotos e despediram-se do Centro de Ensino. Agora, cada um dos aspirantes a oficial terá um destino. Vão rumo à cidade designada para trabalhar e assim ajudar o Estado de Santa Catarina e continuar sendo um dos melhores lugares para se viver.

A ABVO deseja sucesso aos profissionais!

Veja a galeria de fotos aqui
Cadetes do 4º CFOPM recebem a diretoria da ABVO no Centro de Ensino PM (27/06/2017)



No encontro, o coronel José Wolny de Souza, presidente da associação, explicou as vantagens em ser filiado a uma associação histórica como a Abvo e da importância em dar continuidade ao legado construído até aqui.

Lembrou aos cadetes que o clube possui patrimônio, serviços e convênios que beneficiam os associados e principalmente a banca jurídica, composta por três renomados escritórios de advocacia.

Os cadetes se comprometeram a avaliar a situação, entraram com ideias, e em contrapartida o cel Wolny irá levá-las à diretoria para análise e deliberações.
Antes da reunião, o coronel Wolny aproveitou para dar os parabéns pela assunção ao comando da DIE pela coronel Claudete, primeira oficial feminino a ocupar o cargo.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
Reunião com engenheiros (27/06/2017)



O presidente da Abvo Barriga Verde Dos Oficiais, coronel PMRR Jose José Wolny de Souza, juntamente com o membro do CA, cel PMRR Ebirajara Corrêa Lemes e o diretor executivo da associação, coronel PMRR Vanderlei Souza, reuniram-se com engenheiros contratados a fim de analisar o projeto hidrossanitário da obra da sede balneária de Canasvieiras.

Pioneirismo: Oficial feminino assume a DIE (26/06/2017)



Solenidade militar, realizada no dia 23 de junho, marcou a passagem de comando da Diretoria de Instrução e Ensino da PMSC, do coronel José Luiz Gonçalves da Silveira para a coronel Claudete Lehmkuhl, que assumiu a DIE se tornando a primeira mulher no cargo. Desde abril de 2015 ela comandava a 7ª Região de Polícia Militar (RPM), também como pioneira feminina em comando de RPM. 

“Se hoje nós temos uma Polícia de referência é graças ao empenho dos senhores”, comentou o comandante-geral, se dirigindo aos gestores e ex-diretores da DIE. “Aqui muitos jovens, com traços da adolescência, são recebidos e transformados em profissionais capacitados. Uma unidade que cumpre seu papel de excelência na formação. Nosso templo do saber infinito, da origem, do preparar. Nossa casa de ensino”, finalizou o comandante-geral.

Simpósio de Direito Militar reúne mais de 200 pessoas na OAB (23/06/2017)


O 1º Simpósio de Direito Militar da OAB Santa Catarina ocorreu no auditório da entidade, em Florianópolis no dia 22 de junho. A ABVO, uma das patrocinadoras do evento, foi representada pelo vice-presidente cel PMRR Sigfrido Maus.

Com público expressivo, os palestrantes convidados debateram os seguintes assuntos: "A Prisão Disciplinar - Aspectos legais e controversos", palestra proferida pelo procurador aposentado do Ministério Público Militar da União Jorge César de Assis; "Art. 9º. do CPM e a tipicidade indireta", palestra proferida pelo procurador do Ministério Público Militar da União Cícero Robson Coimbra Neves e a "A Perda do Posto e Patente e da graduação dos Militares Estaduais", proferida pelo coronel Fernando Pereira, juiz do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo.

Os temas foram selecionados pela comissão, pois existem diversas interpretações na aplicação do cotidiano das Corporações Militares, e o simpósio veio esclarecer determinados pontos que sempre suscitam dúvidas quando os militares, advogados e mesmo promotores e juízes devem tratar de tais assuntos.

"Os palestrantes, de excelente nível, tornaram o simpósio um momento de grande reflexão em torno de assuntos relevantes aos militares. A ABVO patrocinou o evento com o entendimento desta importância", disse o cel Maus.

De acordo com os comentários dos participantes, o simpósio superou as expectativas, pois a forma didática com que foram apresentados os temas, numa linguagem simples e coloquial, foi por todos entendidos.

Crédito das fotos: Ricardo Pereira 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidão


Blumenau: 7ª RPM tem novo comandante (22/06/2017)




Ocorreu no 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Blumenau, a passagem de comando da 7ª Região de Polícia Militar (RPM). O coronel Carlos Alberto Fritz Bueno assumiu o comando em substituição a coronel Claudete Lehmkuhl.

Rosemeri Bordignon
Jornalista