Não está conseguindo visualizar a mensagem abaixo? Acesse aqui para abrir em seu navegador

 

Informativo ABVO nr. 39 - 09/09/2016

Associação Barriga Verde dos Oficiais Militares
Lauro Linhares, 1250 - Trindade - Florianópolis
(48) 32349866 - (48) 91494260

Cel Newton Ramlow assume Secretaria Nacional de Defesa Civil (07/09/2016)



O sócio ABVO, Renato Newton Ramlow, coronel PMRR, assumiu o cargo de secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. A nomeação foi publicada no dia 31 de agosto de 2016.

"Espero corresponder a confiança depositada e realizar um belo serviço de ajuda humanitária em todo território nacional levando conforto quando acontecer uma situação de emergência e investir na prevenção para que os desastres possam ser amenizados evitando a perda de vidas", disse o coronel Newton.

O coronel Newton tornou-se bastante conhecido da sociedade catarinense quando atuou no comando do 4° Batalhão, na Capital.

A diretoria da ABVO deseja sucesso ao prezado sócio nessa nova etapa da vida profissional.

Oficial catarinense ministra curso em capital do Nordeste (06/09/2016)


O coronel PMRR Nazareno Marcineiro ministrou o Curso de Gestão Estratégica em Segurança Pública na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, nos dias 31 de agosto e 1º e 2 de setembro.

O corpo discente do curso, formado pelo secretário de Segurança Pública Adjunto, oficiais da PMRN, delegados de Polícia Civil e peritos criminais, constituindo uma turma de 30 participantes, foi bastante receptivo e atento ao conhecimento passado pelo oficial catarinense.

O conteúdo ministrado iniciou com as bases históricas e conceituais do planejamento estratégico e evoluiu para a sua aplicação em organizações policiais. Foram feitas reflexões acerca das melhores estratégias de segurança para o enfrentamento dos desafios pelos quais passa a segurança pública em todos os estados brasileiros. Foram apresentados os preceitos de uma ciência policial, como evolução paradigmática do trabalho policial, para fazer frente aos desafios atuais. Destacou-se que o Poder de Polícia, exercido com ética, aplicação, criatividade e em consonância com as necessidades das pessoas de bem, é fundamental para a construção da paz e da democracia nos espaços de vida em sociedade. 

Finalizando o curso, foram apresentados os fundamentos da Metodologia Multicritério de Apoio à decisão – Construtivista como ferramenta de Avaliação e Gestão de Desempenho das Corporações Policiais.

Comando do CEBM recebe comenda por projeto de voluntariado (02/09/2016)


O comandante do Centro de Ensino de Bombeiros Militar (CEBM), tenente-coronel BM Aldo Batista Neto, foi agraciado com a comenda “Amigo da Casa Lar Emaús”. O evento foi um reconhecimento às organizações, instituições e pessoas que voluntariamente contribuem para a manutenção da instituição e cuidados com as crianças que lá estão abrigadas. 

A Casa Lar Emaús foi escolhida pelos cadetes do 1° período do Curso de Formação de Oficiais (CFO) para prestação de trabalho voluntário, e desde julho desse ano, os cadetes e o comando da ABM estão realizando atividades voluntárias nos finais de semana com as crianças que lá vivem no intuito de estimular o estudo, determinação, disciplina, coragem entre outros atributos.

Coronel PM José Luiz Gonçalves da Silveira assume a direção da DIE (02/09/2016)



Em cerimônia realizada no dia 2 de setembro, o coronel José Luiz Gonçalves da Silveira foi empossado como diretor da Diretoria de Instrução e Ensino (DIE). Ele é pós-doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de coordenador da área de pesquisa em Inteligência de Segurança Pública da PMSC. Antes de assumir a DIE, suas últimas missões na PMSC foram como chefe do Estado-Maior do Comando de Policiamento Rodoviário (CPMR), chefe da Agência Central de Inteligência (ACI) e comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Jaraguá do Sul.

O coronel Paulo Henrique Hemm elogiou o profissionalismo do novo diretor da DIE. “O histórico do coronel Gonçalves o conduziu até aqui, confiamos na sua dedicação, empenho e resultado, pois possui gestão e prática, doutrinador e com extenso histórico na formulação e implantação de projetos estratégicos, além de efetiva contribuição para as mudanças, inovações e quebra de paradigmas na Corporação.”
Polícia Militar Ambiental celebra 26 anos com formatura e apresentação de ballet (02/09/2016)


A Polícia MilitarAmbiental realizou no quartel do Comando de Policiamento Militar Ambiental(CPMA), a solenidade de aniversário de 26 anos e a formatura do Curso deEspecialização e Comando em Policiamento Ambiental (Cecopa). 

Os policiaismilitares que concluíram o Cecopa foram os seguintes: 

Tenente-coronelJorge Luiz Haack
Tenente-coronel Jardel Carlito da Silva
Major Robson Xavier Neves
Major Adair Alexandre Pimentel
Capitão Felipe Souza Dutra
Capitão Paulo Ramos dos Santos
Capitão Rafael Kadletz
1º tenente Vitor Hugo da Silva
1º tenente Paulo Roland Ern
1º tenente Nilvo Pfleger
1º tenente Tatiano Cabral Broering
1º tenente Everton Carlos Roncaglio
1º tenente João Hélio Schneider de Siqueira Santos
Subtenente Agnaldo Acácio Pereira
Subtenente Marcelo Verondino Duarte
Subtenente Antonio Marcos Iarrocheski Ribas
1º sargento Ivan Carlos Rex Batista
1º sargento Robson Antunes Waltrick
3º sargento Arlindo Raulino Junior
3º sargento Célio José Roecker
3º sargento Gibran Rezende Grechi
3º sargento Ademir Antonio Catto
3º sargento Nilton Luiz Schaurich
3º sargento Marcos Antonio Spoczak
3º sargento Ricardo Valnei Alba
Cabo Josué Lazzaris Zampoli
Cabo Vitor Angelo Titon

O comandante-geralda PMSC, coronel Paulo Henrique Hemm, o comandante do CPMA, coronel WalmirMoreira Francisco e o monitor do curso, subtenente Enio Sergio Nedochetkoreceberam uma homenagem dos formandos, a Moeda do Desafio, para simbolizar oagradecimento durante o curso. Os professores e instrutores também foramhomenageados com a moeda. 

Bailarinos daEscola Municipal de Ballet da cidade de Joinville fizeram apresentação emhomenagem a Polícia Militar Ambiental.

Participaram doevento o secretário de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, CésarAugusto Grubba, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo HenriqueHemm, o comandante do Comando de Policiamento Militar Ambiental, coronel WalmirMoreira Francisco, o chefe de Estado-Maior do CPMA, tenente-coronel AdilsonSchlickmann Sperfeld, além de demais comandantes, oficiais, praças,desembargadores, familiares e amigos.

 

 

Cel Giovanni assume chefia do Estado-Maior-Geral da PM (31/08/2016)


O Estado-Maior-Geral (EMG) da Polícia Militar de Santa Catarina está sob nova chefia. O coronel Giovanni Cardoso Pacheco assumiu a função no lugar do coronel João Ricardo Busi da Silva, (que passou à reserva em cerimônia conjunta) em solenidade realizada no dia 30 de agosto, no salão nobre do Quartel do Comando-Geral, em Florianópolis.

O cel Giovanni ingressou na Polícia Militar em 1982. Desde fevereiro estava à frente da Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (DALF), função que passou ao coronel Áureo Sandro Cardoso em evento realizado na segunda-feira, 29. 

O comandante-geral da PM, cel Paulo Henrique Hemm, desejou sucesso ao novo chefe de Estado-Maior-Geral e com um caloroso abraço deu as boas-vindas ao colega de farda, que assume um dos cargos de extrema relevância à corporação. Também manifestou agradecimento ao cel Busi pelo importante serviço prestado à PM.

A ABVO deseja sucesso aos sócios nessa nova etapa da vida e da carreira.

Cel Busi passa à reserva (30/08/2016)


Em solenidade marcada pela emoção, o cel PM João Ricardo Busi da Silva assinou o ato de passagem à reserva. O cel contribuiu de maneira relevante para o desenvolvimento de um trabalho efetivo e de resultados significativos durante seus quase 35 anos de serviço na PM. O oficial, que é natural do Rio de Janeiro (RJ), foi declarado aspirante a oficial em 30 de novembro de 1984 e atuava na chefia do Estado-Maior-Geral da Polícia Militar desde 5 de maio de 2014.


O subcomandante-geral, João Henrique Silva, emocionado, destacou a atuação profissional do cel Busi e lembrou dos laços fortes de amizade entre eles. "Dizem que as pessoas não são insubstituíveis, mas vou sentir muita falta das nossas conversas."


O comandante-geral PM, cel Paulo Henrique Hemm, agradeceu o trabalho prestado pelo cel Busi e também desejou sucesso ao cel Giovanni Cardoso Pacheco, que agora assume a chefia de Estado-Maior-Geral, em cerimônia realizada concomitantemente à do cel Busi.


O cel Busi despediu-se do serviço ativo, muito emocionado, agradecendo a todos com quem teve a honra de trabalhar. Leu um belo texto em homenagem a essas pessoas e finalizou agradecendo aos pais e destacou que foi por incentivo do pai que ingressou às fileiras da corporação.


"Servi ao exército brasileiro até o posto de capitão. Gosto das coisas certas e organizadas. Sempre admirei a PM e incentivei meu filho a seguir essa carreira. Tenho um orgulho enorme do meu filho", disse o senhor José Ricardo Machado da Silva, (80), pai do cel Busi.


O cel Busi disse que agora os planos são de merecidas férias. "Vou cuidar da casa e dedicar mais tempo à família". A esposa e os dois filhos estavam presentes à cerimônia e emocionados abraçaram o cel Busi ao final da fala dele, juntamente com os pais, quebrando o protocolo.


A solenidade de passagem à reserva e de passagem de chefia foi prestigiada por muitos amigos e familiares de ambos coronéis, além de autoridades convidadas, policiais militares e civis, imprensa e funcionários civis da PM.


Em breve, formatura! (30/08/2016)




A Associação Barriga Verde dos Oficiais (ABVO), ponto de encontro dos oficiais PM e BM, recebeu os cadetes para a Festa dos 100 dias, tradicional evento que marca a etapa final dos estudos do Curso de Formação de Oficiais (CFO). Os futuros aspirantes a oficial têm a formatura marcada para o dia 02 de dezembro de 2016.

O cel José Wolny de Souza, presidente da ABVO destacou a importância dos futuros oficiais se manterem sócios e participarem das atividades da associação. "A ABVO é nossa, mas principalmente de vocês, futuros oficiais, que ingressarão às fileiras da corporação em breve. Precisamos manter a unidade, não só pelo bem da classe como  um todo, mas para lutarmos juntos a fim de garantir que nossos direitos não sejam usurpados." 

Comandante-Geral PM recebe medalha (30/08/2016)



Em cerimônia realizada na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), em Florianópolis (SC), o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Paulo Henrique Hemm, foi agraciado com a medalha “Amigo da Marinha”.


A honraria foi criada para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha, militares de outras Forças, bem como instituições que tenham se destacado no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no relacionamento com a Marinha do Brasil (MB). Para que a Medalha seja concedida, os seguintes requisitos são necessários: idoneidade moral e conduta pessoal condizentes com os padrões que a Marinha exige de seus integrantes; interesse pela Marinha e pelos assuntos ligados ao Poder Marítimo e atividade destacada em prol dos interesses da Marinha ou de outro segmento do Poder Marítimo.

Coronel Áureo Sandro Cardoso assume a Dalf (30/08/2016)



A partir deste dia 29, a Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (DALF) está sob o comando do cel Áureo Sandro Cardoso, em substituição ao coronel Giovanni Cardoso Pacheco, que assume como chefe de Estado-Maior-Geral da Corporação, com passagem de comando marcada para esta terça-feira, 30. Na mesma oportunidade o cel João Ricardo Busi da Silva passa à reserva.


Iniciam as aulas da nova turma do semi-intensivo (29/08/2016)


O primeiro dia de aulas do curso semi-intensivo preparatório ao concurso de oficial PM, promovido pela Escola ABVO, iniciou com sala cheia. Vieram alunos de outros estados e outras cidades de Santa Catarina para aproveitar o conhecimento passado pelo professor Von Knoblauch, ministrando Legislação Institucional.

Os cursos ABVO têm conteúdo específico e próprio. Tudo direcionado ao edital do concurso.

"Alunos que passam por aqui têm condições indiscutíveis de obter resultado superior nas provas escritas", comentou o diretor executivo da associação Vanderlei Souza.

A Escola ABVO continua com inscrições abertas. Se você tem interesse na carreira militar ou conhece alguém que tenha, entre em contato conosco.

escola@abvo.com.br
veja mais aqui
Operação Rio 2016: atuação dos Bombeiros Militares de Santa Catarina (25/08/2016)



O comandante da Operação Rio 2016, tenente-coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, reuniu todo o efetivo do CBMSC, que apoiou a Força Nacional de Segurança Pública nos Jogos Olímpicos, para agradecer pelo empenho, eficiência e dedicação demonstradas pelos Bombeiros Militares catarinenses durante o período dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
Dentre as diversas funções nos jogos, atribuídas aos militares catarinenses, uma das principais frentes de trabalho foi a de garantir a segurança do perímetro molhado das disputas, que contava com três áreas: Copacabana, onde aconteceram as competições de maratona aquática e triathlon; Lagoa Rodrigo de Freitas, onde aconteceram as competições de remo e canoagem e Marina da Glória, onde aconteceram as competições de vela.
 
O major BM Luciano Mombelli da Luz encerrou o encontro, informando que os trabalhos continuam, pois o CBMSC continuará a prestar apoio a Força Nacional de Segurança Pública nos Jogos Paralímpicos, que acontecerá de 7 a 18 de setembro de 2016.
 
Créditos: CCS do CBMSC

Diretoria de Pessoal promove o 1º Encontro Técnico de Recursos Humanos (25/08/2016)



O 1º Encontro Técnico de Recursos Humanos (1º ETRH) da Diretoria de Pessoal (DP) da Polícia Militar de Santa Catarina, com a participação de todos os policiais militares, ativos e inativos, dos agentes temporários e do pessoal civil da Polícia Militar, ocorreu no dia 19 de agosto.

O 1º ETRH, tendo como centro o capital humano da corporação, constitui-se numa iniciativa que objetiva o aprimoramento profissional dos operadores dessa importante atividade institucional.

Com temas, painéis e palestrantes criteriosamente selecionados e preparados para este momento, o evento buscou demonstrar a importância da quebra de paradigmas na gestão de Recursos Humanos, a necessidade de humanização dos processos e das relações interpessoais, os benefícios do emprego da tecnologia e da informação, além da motivação necessária à conquista de resultados positivos no serviço público.

O evento contou com a participação dos seguintes palestrantes: o professor doutor Marcos Baptista Lopez Dalmau, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que abordou o tema “RH e a quebra de paradigmas”; o gestor Estadual do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), Félix Fernando da Silva, que discorreu sobre a “Implantação do SIGRH na PMSC”; e o terapeuta ocupacional Lourival Jaime Vieira Filho, que apresentou uma palestra motivacional ao final do encontro.


Dia do Soldado (25/08/2016)


Luiz Alves de Lima e Silva (1803-1880) foi um militar brasileiro. O Duque de Caxias, em 1962 foi nomeado Patrono do Exército Brasileiro. O dia 25 de agosto, dia do seu nascimento, é comemorado o Dia do Soldado.

Com este breve resumo sobre a origem de nossa data, queremos em nome da Diretoria da ABVO, homenagear todos os Militares Estaduais e Federais pela passagem desta data, quando se comemora o DIA DO SOLDADO.

Militares que sempre estão "prontos para e em condições de"; que representam uma reserva moral, ética e de cidadania para toda a sociedade; que desempenham atividades diuturnamente e em todo o território nacional, seja terrestre, aéreo ou marítimo; que são lembrados para todas as situações adversas e de emergência; que possuem suas origens no seio das famílias brasileiras e para elas dedicam sua própria vida.

Que posamos viver em Paz e sob a proteção Divina, mas sempre contando com a presença dos Militares para salvaguardar o bem estar do povo brasileiro.

José Wolny de Souza
Presidente - ABVO

Um Saudoso Soldado

Edenice Fraga – tenente-coronel PMRR – poetisa da Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina

Estando na Reserva, um antigo Soldado sentou-se em um banco e se pôs a lembrar de histórias vividas em um tempo passado, longínquas lembranças da Polícia Militar. Em seus devaneios, sonhando acordado, com o olhar absorto, começou alto a falar.

Do portão do QG, o sentinela atento ouvia o idoso homem solitariamente a conversar, mas, para quem olhava de longe, até parecia que ao seu lado estava alguém a lhe escutar. O velho homem, envolto no véu da nostalgia, mergulhou no passado e empolgou-se a narrar:

Outrora jovem, mostrando tão tamanha valentia, jurei dar a minha própria vida para outras salvar. Investi-me com a coragem, o denodo e a galhardia e como Soldado entrei nas fileiras da Polícia Militar. Senti-me um bravo, pois só um bravo escolheria ser o bastião da sociedade e contra o crime lutar...

Não juntei riquezas nem terrenas honrarias, meu maior galardão foi cada vida que eu salvei. Com a mesma astúcia que Davi venceu Golias, usei as armas da justiça e assim fiz cumprir a lei. Com coldre na cintura, fui do morro às rodovias, do negro ao branco jamais ninguém discriminei.

Tive momentos em que a dor no peito foi forte: quando a pedrada bateu na face do fiel policial; quando vi um fardado em seu leito de morte por ter perdido a vida em ocorrência brutal; quando vi meu parceiro perder o seu norte e, levado pela ganância, trocou o bem pelo mal.

O aprendizado que tive foi minha alegria nesta dura escola que é a vida na caserna. Sempre zelei pela disciplina e a hierarquia, pilares desta Instituição que eu julgo eterna. Aprendi, com cada ocorrência que atendia, que nem sempre o homem é o que externa.

O saudoso Soldado por minutos silencia, e uma lágrima em sua face deixa deslizar. Paira sobre o ancião um clima de nostalgia e com as passadas curtas começa a marchar. Dá três passos e faz alto, lembrando-se do dia que, garboso, formou-se na Polícia Militar.

O jovem sentinela da guarda que a tudo via sai do seu posto pra acordar o menestrel. Meu decano, meu sábio, já és o meu guia, acorda e comigo vem para o quartel. Jamais pensei que hoje tanto aprenderia, sinto que és um mestre mandado do céu!
Cel PM Flamariom passa à reserva (24/08/2016)



Depois de 35 anos e meio de serviço ativo, o cel PM Flamariom Santos Schieffelbein passou à reserva. Ele estava exercendo o cargo de diretor de ensino, mesmo local onde iniciou na carreira militar em 1981.

Rosemeri Bordignon
Jornalista