Não está conseguindo visualizar a mensagem abaixo? Acesse aqui para abrir em seu navegador

 

Informativo ABVO nr. 36 - 19/04/2016

Associação Barriga Verde dos Oficiais Militares
Lauro Linhares, 1250 - Trindade - Florianópolis
(48) 32349866 - (48) 91494260

ABVO prepara-se para Festa do Pinhão 2016 (12/04/2016)


ABVO foi a Lages para acertar detalhes da participação na Festa do Pinhão 2016, articular o fechamento do convênio com o Clube Caça e Tiro e visita aos comandantes PM e BM e Sindicato Rural.

Em São Miguel do Oeste: 9ªRPM/Fron tem novo comandante (02/04/2016)


A solenidade de assunção ao comando da 9ª Região de Polícia Militar de Fronteira (RPM/Fron), pelo tenente-coronel Dirceu Neundorf, ocorreu no dia 1º de abril, no quartel do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron), em São Miguel do Oeste,e foi presidida pelo comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm.

O tenente-coronel Dirceu anteriormente exercia a função de chefe do Estado-Maior da 5ª Região de Polícia Militar (RPM), em Joinville. O oficial possui vários cursos na área operacional, entre eles o de Táticas Policiais, além de ser bacharel em Direito pela Univali.

Equipe BM recebe homenagem da Câmara de Florianópolis (01/04/2016)


A Câmara Municipal de Florianópolis homenageou a equipe de Bombeiros Militares e Comunitários de Florianópolis (1º Batalhão), que sob o comando do tenente-coronel BM Helton de Souza Zeferino (representado na solenidade pelo irmão Hilton), participou da XVI Olimpíada Catarinense de Bombeiros, sagrando-se a 1ª colocada, pela quinta vez. Participaram 60 delegações de todo o Estado.

Os bombeiros competiram em provas de aprimoramento técnico e desportivo, nas seguintes modalidades: subida livre no cabo de sisal, montagem de estabelecimento de mangueiras, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio em extintores, natação e corrida rústica.

O presidente da Câmara, Erádio Gonçalves, parabenizou a equipe não apenas pelo título conquistado, mas pela atuação exemplar que realiza em Santa Catarina. “Parabenizo a equipe, sob o comando do Tenente Coronel Helton de Souza Zeferino, que com esta vitória demonstrou como está preparada e capacitada, proporcionando maior segurança a todos nós”.
 

Policiais militares são homenageados na Câmara municipal (01/04/2016)


No dia 23 de março, a Câmara Municipal de Florianópolis realizou sessão solene para festejar os 343 anos de Florianópolis e reconhecer o trabalho e dedicação de quem faz a diferença e contribui pelo engrandecimento do município.

A Câmara realizou a entrega das três honrarias mais importantes da Casa: a Medalha e Diploma de Mérito Virgílio Várzea, a Medalha e Diploma de Mérito Francisco Dias Velho e o Título de Cidadão Honorário. Noventa e sete pessoas e entidades que contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento de Florianópolis foram homenageadas, além de ex-prefeitos que também tiveram o trabalho reconhecido. Entre homenageados estavam três policiais militares.

O tenente-coronel Marcelo Pontes, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (Florianópolis) recebeu a Medalha Francisco Dias Velho, que tem por objetivo homenagear o cidadão florianopolitano que contribuiu notavelmente à comunidade. 

Já o coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, comandante da 11ª Região de Polícia Militar (São José) e o subtenente RR Giovane Cascaes Pacheco, da Banda de Música da Polícia Militar, receberam o Título de Cidadão Honorário que homenageia pessoas não florianopolitanas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços relevantes ao município, Estado, União ou à humanidade.
(Informações e fotos da Câmara Municipal de Florianópolis)

ABVO presente à reunião na Alesc sobre o PLC 257/16 (31/03/2016)



Nesta tarde, a ABVO e demais representantes de associações de militares e funcionários públicos estaduais estiveram reunidos na Alesc para tratar do Projeto de Lei Complementar 257/16, encaminhado pelo Governo Federal, em regime de urgência, para votação em 5 de abril.

"Nos manifestamos contrários à votação do referido projeto pois entendemos que retira direitos já adquiridos dos militares estaduais. Por isso, na reunião desta tarde e na próxima, que deverá acontecer amanhã, definiremos estratégias a serem tomadas para que o PLC 257/16 seja retirado do regime de urgência, disse o cel Vanderlei Souza.

"Lembramos que o referido projeto, se aprovado como está, afeta diretamente direitos como: previdência, posto imediato na passagem para a reserva remunerada, aumento da contribuição previdenciária, término da licença prêmio/especial e tantos outros direitos, disse o cel Marlon Jorge Teza presidente da Feneme.
Oficial da PMSC participa de evento internacional no Kuwait (30/03/2016)


Entre os dias 7 e 9 de março, o oficial da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), tenente-coronel Marcelo Martinez Hipólito, representou o Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG) no congresso da International Police Sporting Union (USIP) e na Assembleia da União Desportiva Panamericana Policial (UDEPP), no Kuwait.

A participação do tenente-coronel Martinez decorreu do convite formulado pelo presidente da Federação Brasileira de Desportos Policiais e Bombeiros (BPSF), capitão Marcelo Vinícius Costa Rezende, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e pelo presidente da organização da USIP, Sheik Ahmed Nawaf Al-Ahmad Al-Sabah.

A USIP e suas afiliadas promovem a integração mundial das polícias por meio do esporte e pelo intercâmbio de experiências do uso do esporte no trabalho dos profissionais de Segurança Pública. O objetivo da participação do CNCG na USIP foi se juntar ao trabalho já realizado pela federação brasileira, unindo esforços, além da promoção da saúde pelo esporte. Durante a assembleia geral da USIP o capitão Marcelo Rezende foi homenageado por seu trabalho com pessoas com necessidades especiais e comunidades carentes com o esporte.

Lages: 5° Batalhão tem novo comandante (30/03/2016)


O tenente-coronel BM Edson Tadeu Steinck de Souza assumiu, no dia 9 de março, o comando do 5° Batalhão Bombeiro Militar, com sede em Lages, no Planalto Serrano catarinense. 

Na mesma oportunidade foram entregues a Medalha dos 50 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Lages (ao coronel BM João Valério Borges e ao 1º tenente PM RR Lídio Antônio Araújo); diplomas ao Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE); homenagem pela passagem para a reserva remunerada. 

Coronel PM Araújo Gomes recebe homenagem (29/03/2016)


A Câmara Municipal de Florianópolis realizou Sessão Ordinária em homenagem ao comandante da 11ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, pelos relevantes serviços prestados à Capital do Estado quando à frente do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Oficial de carreira, o coronel Araújo Gomes, como é conhecido, durante sua passagem pelo 4º BPM obteve destaque pela destreza e empenho nas operações contra o tráfico de drogas e o crime organizado. Recentemente, em decorrência de sua promoção ao último posto do oficialato, assumiu o comando da 11ª RPM, área que abrange as cidades que compõem a Grande Florianópolis.

Quando do seu discurso de homenageado, o coronel Araújo Gomes relembrou fatos marcantes na história de Santa Catarina que demonstraram, sobretudo, força e competência da Polícia Militar. Dentre eles: os ataques ocorridos no Estado em 2014 e as manifestações de junho de 2013 que levaram uma multidão de cidadãos às ruas de Florianópolis. Nas suas palavras: "Se pudesse resumir meu sentimento seria de felicidade por ter ajudado a construir a imagem de uma polícia protetora. Agradeço a homenagem desta Casa que considero uma das mais importantes do país. Essa homenagem que recebo hoje é uma recompensa daqueles que são a voz e a vontade dessa cidade que é onde pretendo ficar até morrer".

CFNP comemora 32 anos de história (29/03/2016)


O Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CFNP), unidade de educação básica da Corporação, comemorou o seu 32º ano de conquistas e dedicação no processo formativo de crianças e adolescentes catarinenses. Fundado no dia 15 de março de 1984, o CFNP é reconhecido no Estado pela excelência do ensino prestado, sendo por diversas vezes a escola pública estadual com a melhor avaliação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ainda, já foi diversas vezes condecorada com o prêmio "Educador Elpídio Barbosa", que homenageia pessoas e instituições que se destacam pelas relevantes contribuições à educação catarinense.

Diversas autoridades, pais, ex-alunos e amigos do CFNP prestigiaram a solenidade, entre as quais o subcomandante-geral da PM, coronel João Henrique Silva, o chefe do Estado Maior-Geral da PM, coronel João Ricardo Busi da Silva, o diretor de Instrução e Ensino (DIE), coronel Flamariom Santos Schieffelbein, o diretor de Apoio Logístico e Financeiro (Dalf), coronel Giovanni Cardoso Pacheco, o diretor do Colégio Policial Militar, tenente-coronel João Carlos Neves Júnior, o diretor do CFNP-Polo Lages, major Alexandre Balduíno, a coordenadora regional de Educação da Grande Florianópolis, Dagmar Fava, e os ex-diretores do CFNP, coronéis da reserva remunerada Roberto Rodrigues de Menezes e Maria de Fátima Martins e o major Jessi de Almeida, além de oficiais e praças da ativa e da reserva da Corporação. Destaque especial para a presença do coronel da reserva remunerada Sidney Carlos Pacheco, ex-comandante-geral da PM e fundador do Colégio Militar.
Cel James Amaral passa para a reserva (29/03/2016)


A Polícia Militar de Santa Catarina realizou a solenidade de passagem para a reserva remunerada (RR) do ex corregedor-geral da PMSC, coronel James Amaral, no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral, em Florianópolis, no dia 4 de março.

A solenidade foi presidida pelo subcomandante-geral da PMSC, coronel João Henrique Silva, onde o coronel James Amaral assinou a solicitação de ingresso para a RR. 

O subcomandante-geral agradeceu aos anos de dedicação e comprometimento com a Polícia Militar, além dos serviços prestados ao Estado catarinense, pelo coronel James. Prestigiaram o evento autoridades militares e civis, familiares, amigos e convidados.

CBM de Blumenau e Região conta com aeronave própria (29/03/2016)


Desde o dia 17 de março a população do Alto e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte passarão a contar oficialmente com o apoio aéreo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina de maneira ainda mais rápida e eficiente. Foi entregue o helicóptero Arcanjo-03, agora uma aeronave própria, com base em Blumenau (município sede do 3° Batalhão).
 
A permanência da aeronave na região se deu após cinco meses da implementação provisória do Arcanjo-03 na cidade, inicialmente cedido pela empresa Helisul Taxi Aéreo e posteriormente locado pela Secretaria de Estado da Saúde. Neste período foram mais de 250 ocorrências atendidas, 210 pessoas salvas. A demanda da região causou mobilização popular, de classes empresariais, lideranças comunitárias e poder público, em prol da aquisição de aeronave própria e oficialização da nova base no Alto Vale do Itajaí.
 
A cerimônia de entrega das chaves da aeronave contou ainda com a formatura do Curso de Capacitação de Transporte Aeromédico em Asa Fixa (aviões), entrega de comenda de Mérito da Aviação Bombeiro Militar e viaturas operacionais ao 3° Batalhão - duas caminhonetes modelo Frontier e uma carreta de reboque de materiais, adquiridos com recursos oriundos do convênio existente entre o município de Blumenau e CBMSC.

Diretoria de Instrução e Ensino da Polícia Militar tem novo diretor (04/03/2016)


O coronel Flamariom Santos Schieffelbein assumiu a diretoria de Instrução e Ensino da PM, no dia 2 de março, em substituição ao coronel José Aroldo Schlichting, que ocupa agora o cargo de corregedor-geral. O subcomandante-geral agradeceu ao oficial que deixou a direção pelos serviços prestados na unidade de ensino e desejou sucesso ao novo comandante da DIE nesta sua nova missão.

Prestigiaram o evento o chefe do Estado Maior Geral da PMSC, coronel João Ricardo Busi da Silva, o representante do 63º Batalhão de Infantaria, 2º tenente Claudio Tomkiel, a representante da Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina, 1º tenente Gisele Gomes, os professores da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), dr. Everton Luiz Pelizado Cancelier e Ana Paula Grilo Rodrigues, o jornalista e relações públicas da Associação Comercial de Florianópolis (Acif), Manoel Timóteo de Oliveira, demais autoridades, convidados e imprensa.

 

Polícia Militar tem novo corregedor-geral (04/03/2016)


O coronel José Aroldo Schlichting assumiu o cargo de corregedor em substituição ao corregedor coronel James Amaral, que foi para a reserva. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral, em Florianópolis, no dia 3 de março. O evento foi presidido pelo subcomandante-geral da PMSC, coronel João Henrique Silva.

Rosemeri Bordignon
Jornalista